Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas

 

 

INSCRIÇÕES

Como foi composto o valor da inscrição?
O valor da inscrição INCLUI HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO. Entendendo a situação financeira da maioria daqueles que se dedicam a atividades voluntárias voltadas aos direitos animais, a organização do evento encontrou a melhor possibilidade de formato e local para a realização desse encontro, tendo como critérios importantes o ambiente que favoreça a integração e o valor. O local e o valor oferecidos são a melhor solução que encontramos. Dentre outros locais pesquisados, o mais barato sairia por 100 reais adicionais por dia apenas pela hospedagem (sem alimentação ou sala de palestras), o que teria inviabilizado a participação de muitos. Levando em conta todos os benefícios que o local escolhido oferece e o fato de ter sido o melhor preço encontrado, essa possibilidade é um grande presente para todos os que participarão desse encontro.
Todos os envolvidos na organização trabalham de maneira voluntária e é assim que podemos reduzir o valor cobrado pela inscrição de cada participante. Esse valor reflete os custos diretos envolvidos na realização do evento, tais como as despesas com alimentação e hospedagem dos inscritos e as despesas com materiais e logística. Não há expectativa de lucro para a organização do evento da mesma forma que não há remuneração para qualquer um dos envolvidos com as tarefas necessárias para a sua realização. Portanto, cada inscrito recebe também um presente de todos os que se dedicam por vários meses que antecedem ao evento.
Além disso, esses valores apenas são possíveis graças à participação dos palestrantes em caráter voluntário, o que significa dizer que eles não recebem qualquer ajuda da organização para cobrir as suas despesas de viagem, inclusive pagando pela sua inscrição da mesma maneira que pagam todos os participantes. Isso resulta em um benefício aos participantes do encontro, pois se os palestrante tivesse algum benefício, isso teria que ser compensado aumentando o valor das inscrições dos outros participantes. Portanto, a inscrição de todos é barateada também pela cobrança que não faz distinção entre os palestrantes e outros inscritos.

 

O que está incluso no valor da inscrição?
O valor da inscrição inclui a alimentação com três refeições diárias, a hospedagem em quartos coletivos com 4 a 8 camas cada e banheiros coletivos , e a participação em todas as atividades.

 

Ativistas têm desconto na inscrição?
A grande maioria dos participantes é composta por ativistas, que são o público principal do evento. Dessa forma, o valor foi composto com todas as reduções pensando justamente em ser o mais acessível possível aos ativistas.

 

Estudantes e idosos têm desconto na inscrição?
Os custos refletem principalmente serviços contratados, tais como hospedagem e alimentação. O valor desses serviços não nos será repassado com desconto independentemente da situação do inscrito. Portanto, não há a possibilidade de desconto nesses casos.

 

Posso pagar parte da minha inscrição com produtos do meu grupo?
Não, pois o valor da sua inscrição será necessário em espécie para podermos pagar as despesas envolvidas da sua hospedagem e alimentação.

 

Poderei vender os produtos do meu grupo durante o evento?
Será permitida a venda de produtos do seu grupo a outros participantes desde que um representante do grupo esteja presente e operando as vendas (ou seja, não será permitido enviar produtos por outra pessoa com o intuito de venda).

No entanto, não há “estandes” disponíveis no evento e o uso das mesas do refeitório e outras é proibido para essa finalidade. A venda de produtos do seu grupo acontece, portanto, de maneira espontânea pelos gramados e outros espaços que não envolvam móveis ou estruturas.

Caso deseje deixar os produtos do seu grupo para venda na loja do evento, há a cobrança de 20% sobre o valor da venda para cobrir os custos com a máquina de cartão etc.

No entanto, se os produtos sendo vendidos não forem de um grupo (entenda camisetas, adesivos, livretos, botons), a venda só é permitida na loja do evento. Explicando melhor:

Se o destino da arrecadação for para um grupo que atua pela defesa animal, não haverá cobrança para a exposição e venda de seus materiais. Nesse caso, não há espaço disponível para isso e NÃO SERÁ PERMITIDO UTILIZAR AS MESAS DO REFEITÓRIO OU OUTRAS ÁREAS, INCLUSIVE NO SALÃO, PARA ESSA FINALIDADE. Isso já aconteceu em anos anteriores e o resultado é que as pessoas ficaram sem mesa para poderem fazer as refeições, ou no mínimo o salão ficou tumultuado. A venda de produtos na sala de palestras ou nos arredores também não é permitida pois isso causa uma distração (barulho, circulação de pessoas) que gera queixas da maioria dos participantes.

Portanto, a venda ser mediada de maneira direta e informal, desde que respeitados os espaços onde NÃO poderão ser montados pontos de venda (como o refeitório e as salas de palestras, por exemplo). Por produtos do seu grupo entendem-se produtos que levem diretamente o nome do grupo (como por exemplo camisetas, adesivos, etc). Vender produtos de terceiros (alimentos, camisetas de outros grupos que não o seu) em nome de arrecadação para o grupo não é a mesma coisa que vender produtos do grupo.

Produtos de empresas ou iniciativas não relacionadas a um grupo de direitos animais
Muitos produtos estarão à venda no espaço de loja designado e gerido pela organização do evento. Se você tem um produto que queira vender, entre em contato para saber os detalhes.

Em se tratando de empresa ou outra iniciativa com fins lucrativos, a comercialização de produtos implicará na cobrança de uma taxa a ser paga à organização do evento. Nesse caso, é obrigatória a consulta prévia aos organizadores.

 

Existe a possibilidade de descontos para quem se dispuser a trabalhar na organização do evento?
Todas as pessoas envolvidas na organização do evento trabalham por meses de maneira voluntária e agradeceremos toda a ajuda possível, tanto no período que antecede ao evento quanto durante a sua realização.

Inclusive, o valor proposto prevê que todos os inscritos ajudarão na organização de maneira voluntária, pois do contrário teríamos que contratar uma empresa de eventos para cuidar de todos os detalhes, o que por sua vez aumentaria o valor da inscrição. Dessa forma, todos os inscritos deverão inscrever-se para algumas tarefas. Essa lista estará disponível na recepção do evento e inclui tarefas como: monitorar o tempo das palestras, organizar o salão antes do início de cada sessão, operar os equipamentos de áudio e vídeo, prestar assistência aos palestrantes durante as palestras, convocar as pessoas a entrarem nas salas de palestras momentos antes do início, encaminhar os recém-chegados aos seus dormitórios, etc.

Portanto, não há desconto para o trabalho voluntário durante o evento pois esse já está previsto no custo do evento. O que há é a cobrança de uma taxa extra para quem desejar se isentar do trabalho durante o evento. Caso você deseje se isentar de auxiliar nessas tarefas, essa possibilidade existe. Ela está descrita mais abaixo, no item TRABALHO.

 

Por que o valor do acampamento não é ainda mais baixo em relação ao valor do dormitório?
O valor da inscrição é composto não apenas pela hospedagem, mas também pela alimentação, uso da sala de palestras e uso dos banheiros. Dessa forma, o valor do dormitório por si representa apenas uma fração
dos itens que compõem o valor total da inscrição. Por esse motivo, o valor da inscrição na opção de acampamento é inferior em apenas 10% a 20% do valor da inscrição em dormitório.


TRABALHO

 

Terei que trabalhar durante o evento? Como será esse trabalho?
Todos os participantes terão que auxiliar na realização de tarefas simples como a organização das salas de palestras, monitoramento do tempo das palestras, transporte de equipamentos, distribuição de informações pertinentes à organização, entre outras.O desempenho dessas atividades tomará apenas alguns minutos do dia de cada um e dessa forma podemos dispensar a contratação de terceiros para essa finalidade. Isso reflete na redução do valor da inscrição para todos, que seria maior se não estivéssemos contando com ajuda dos inscritos para algumas tarefas. Na recepção do evento, você será informado sobre as opções de grupos de trabalho e poderá escolher as tarefas para as quais deseja se inscrever (observação: as tarefas serão distribuídas de acordo com a ordem de chegada).Além disso, essa iniciativa tem por objetivo criar uma oportunidade para trabalharmos de forma cooperada durante esses 4 dias, colocando em prova e fortalecendo a nossa capacidade de relacionamento. 

E se eu realmente, pelo motivo que for, não estiver disposto a ajudar em qualquer tarefa, por mais simples que ela seja? Posso me isentar de ter que trabalhar durante o evento?
Sim, você pode se isentar de ter que realizar qualquer tarefa durante o evento. Para isso existe a taxa de isenção, cujo valor está na ficha de inscrição e dá a você a liberdade de não ter que trabalhar como voluntário durante as atividades.

A necessidade do trabalho voluntário, que tomará poucas horas de cada um com tarefas simples, já foi exposta acima. Se soubermos desde já que não poderemos contar com a ajuda de uma porcentagem maior ou menor dos participantes, tomaremos as precauções necessárias para garantir que o evento corra normalmente, ou seja, contrataremos mão-de-obra para algumas funções que saberemos que não conseguiremos cobrir com a ajuda de voluntários. No entanto, isso não deve onerar aos que estão dispostos a ceder algumas horas de trabalho no local e por isso foi criado esse valor opcional apenas para os que não estejam dispostos a colaborar. Pagando essa taxa, você estará livre de ter que preencher o seu nome na escala de trabalho.

Posso me envolver de maneira mais ativa na organização antes e durante o evento?
Sim, e isso será de grande valor. Veja aqui como você pode ajudar.

 


ALIMENTAÇÃO

 

A alimentação servida durante o evento será vegana?
Sim, obviamente!Tenho uma necessidade especial de alimentação (diabetes, sem sal, sem glúten). A alimentação do local pode ser ajustada a isso?
Desde que seja vegana, a sua alimentação poderá ser ajustada no caso de haver uma necessidade especial.
Após ter efetuado a sua inscrição, envie-nos imediatamente um e-mail com a sua solicitação e também informe diretamente a equipe da cozinha quando chegar ao local para que os ajustes possam ser feitos. Note no entanto que essa solicitação trata-se apenas de casos que estejam relacionados à alguma restrição alimentar ocasionada por alguma condição de saúde e não a pedidos especiais no seu hábito alimentar que podem ser adaptados durante os 4 dias do evento.Quantas refeições serão servidas diariamente?
Serão servidas as três refeições diárias: desjejum, almoço, e jantar. As atividades do refeitório terão início com o almoço do primeiro dia e se encerrarão com o almoço do quarto dia. Caso você tenha se inscrito para chegar um dia antes será oferecido o jantar nesse dia e o café da manhã no dia seguinte. O mesmo vale para quem escolçher pagar a inscrição de modo a ficar um dia a mais após o término do evento.
​ 


LOCAL

 

Onde será realizado o Encontro Nacional de Direitos Animais?
O Encontro Nacional de Direitos Animais será realizado em uma ecovila localizada a 165 km da capital de São Paulo. Saiba mais sobre o local do evento aqui.Por que eu optaria por chegar um dia antes ou ficar um dia a mais?
(essa opção é válida mediante o pagamento de uma taxa extra, conforme descrito na página de inscrição)

Alguma pessoas podem optar por chegar um dia antes para já acordar no local, o que garante um início mais tranquilo da sua experiência com o evento. Também teremos muito trabalho no dia anterior com a organização das salas de palestras e dos materiais para os inscritos. Por isso, a sua chegada antecipada na quarta-feira será de grande ajuda para que tudo esteja em ordem quando as atividades tiverem início na quinta-feira.Algumas pessoas podem ainda optar por ficar um dia a mais, deixando o local na segunda-feira pela manhã, permitindo desfrutar do local por mais um dia e ainda descansar antes da viagem de retorno, evitando o trânsito intenso na volta do feriado no domingo e possivelmente pagando menso pela passagem aérea saindo na segunda-feira. Isso é especialmente interessante para os que têm a sua viagem aérea de volta marcada para segunda-feira e dessa maneira não precisarão ficar hospedados na capital na noite anterior.Para quem chegará em São Paulo na quarta-feira ou retornará para casa na segunda-feira, a opção de ficar no local do evento não é apenas mais barata em termos de alimentação e hospedagem, mas é também muito agradável. Em sua atividade habitual, há quem pague para passar um dia no Parque Ecológico Visão Futuro um valor mais alto do que aquele que está sendo cobrado pela estadia estendida para esse evento e você perceberá o motivo para isso assim que chegar ao local. Se o seu itinerário permitir, recomendamos que você chegue no dia anterior e saia somente no dia seguinte ao evento, pois a experiência é muito válida!

Como chegar ao local do evento?
O mapa e as instruções sobre como chegar de avião, ônibus ou carro podem ser vistas aqui.

Qual é a voltagem no local?
110V com tomadas disponíveis nos dormitórios, banheiros e sala de palestras.

O local possui acesso à Internet?
O local não dispõe de internet sem fio (Wi-Fi), mas as operadoras de telefone celular costumam funcionar bem no local para quem tem acesso a dados pelo celular.

E quanto ao sinal de telefones celulares e o acesso a telefones públicos?
Todas as operadoras têm sinal na região. Não há acesso a telefones públicos no local. Aos que precisarem comunicar-se e não possuem telefone celular, sugerimos fazer ligações a cobrar do telefone celular de colegas já que a cidade mais próxima está localizada a 10 km de distância.

Há farmácias, mercados, pronto-socorros e outros serviços nas proximidades?
A cidade mais próxima é Porangaba, uma cidade pequena localizada a 10 km de distância do local do evento, com acesso por rodovia mista de terra e asfalto. Porangaba oferece todos os serviços básicos. A cidade de Tatuí, essa maior, fica a 45 km do local, com acesso pela Rodovia Castello Branco e oferece serviços mais diversos, inclusive hospital.

Eu precisarei me deslocar para fora do local do evento?
O evento foi estruturado para que o participante não precise deixar o local durante todo o período tendo as necessidades de alimentação e hospedagem supridas no local do evento.

E dentro do local do evento? Precisarei me deslocar muito?
O local onde realizamos o ENDA é uma comunidade rural autossustentável (também conhecida como ecovila). Desse modo, os dormitórios, refeitórios e salas de palestras são bastante próximos uns dos outros, separados por bosques e gramados cuja caminhada leva de um lugar ao outro leva de 2 a 5 minutos. Alguns dormitórios mais distantes podem demandar uma caminhada de até 8 minutos até a sala de palestras ou refeitório. Todo o terreno é plano e formado por terra batida ou gramados com piso de pedra ao longo dos trajetos. Informe à organização com antecedência caso você tenha alguma dificuldade de locomoção para que possamos programar um dormitório mais próximo da sala de palestras e refeitório. Para quem quiser dar um mergulho no lago, a caminhada dura cerca de 10 a 15 minutos


ACOMODAÇÕES

 

Como são as acomodações?
As acomodações são feitas em quartos equipados com mesas, beliches, colchão e cobertor, compartilhados por 4 a 8 pessoas. O local oferece uma excelente estrutura de banheiros com chuveiros quentes e vasos sanitários, que são compartilhados por um conjunto de quartos e separados por gênero. A não ser que seja solicitado por um grupo misto para ocupar o mesmo quarto (uma família ou grupo de amigos, por exemplo), a distribuição nos quartos será feita pela organização de modo a acomodar separadamente homens e mulheres.Há ainda a opção de acampamento. As barracas e demais acessórios devem ser trazidas pelo participante. Atendendo às exigências do local, elas poderão ser montadas apenas nos locais previamente designados, sobre o piso de terra ou grama. O uso dos chuveiros e banheiros é o mesmo para os que se inscreverem em camping ou dormitório.Tenho a opção de ficar hospedado em um quarto sozinho ou com uma única pessoa da minha escolha, ainda que para isso eu tenha que pagar um valor extra?
Devido às condições de negociação com o local do evento, e no sentido de ocupar todos os espaços disponíveis, que são limitados, não existe a possibilidade de ter um quarto reservado. No entanto, grupos poderão escolher ocupar o mesmo quarto, desde que esse seja preenchido em sua totalidade pelo grupo ou ainda completado por outras pessoas que serão indicadas pela organização.Aos que realmente desejam ter privacidade, recomendamos a opção de acampamento ou, em último caso, considerar a possibilidade de se hospedar na cidade mais próxima (Porangaba), que fica a 10 km do local do evento.

Se você tem uma solicitação de alojamento que seja legitimada por uma questão de saúde ou outro motivo intransponível, comunique-se conosco e procuraremos atender à sua solicitação da maneira como for possível.


Como é a estrutura do acampamento?
O piso é de terra ou grama e há muitas árvores para sombra. Cada pessoa terá que levar a sua própria barraca e todos acessórios necessários. A estrutura de chuveiro e banheiro é excelente e é a mesma para campistas e aqueles que optam por ficar em dormitórios.
O que eu preciso levar?
(pergunta importante)
Para os dormitórios: roupa de cama, toalha e objetos de higiene e uso pessoal.
Para o acampamento
: barraca, toalha, colchonete, roupa de cama, acessórios…
Para as palestras: lápis, caderno, gravador…
Para todos os momentos: seus talentos, seus instrumentos, seu conhecimento, sua experiência e sua vontade de aprender e atuar na luta pelos direitos animais!