Palestrantes do ENDA 2018

Confirmados

  • Artur - CAMALEÃO (Ativismo e Segurança Digital)
  • Bruna Dias - Veganismo Solidário (Criando o despertar para o veganismo por meio de ações sociais)
  • Cacá Nedel e Luciano de Lazari - COMPATA (Bem estarismo: alívio na consciência ou manutenção da escravidão?)
  • Douglas Ribeiro - CAMALEÃO (O bem-estarismo tem misericórdia pelos animais?)
  • Eduardo Corassa (Usando as redes sociais para divulgação)
  • Ellen Santos - Advogada (Ação direta (legal): arrombando imóvel para salvar animais)
  • Fernanda Tripode (Ações judiciais contra o transporte de animais nos portos)
  • George Guimarães - VEDDAS (Falácias no movimento pelos direitos animais no Brasil) e (O que há no horizonte?)
  • Juliana Camargo - Ampara Animal (Como mobilizar pessoas e captar recursos através das mídias) e (Profissionalização das ONGs de proteção animal)
  • ​Leon Denis - Sociedade Vegana (Diferenças teóricas e práticas entre o abolicionismo e o bem-estarismo) e (ENDA: de 2008 a 2018 - alcances e limites)
  • Maurício Kanno (Veganismo e arte)
  • Monique Teixeira, Ricardo Nunes e Kaz (Ativismo de rua e ciberativismo em defesa dos direitos dos animais)
  • Sarah Rodrigues - Liga Animalista (Quando a escola impõe o especismo, o que fazer?)
  • Lançamento SAC Vegano ★

Sessão vitrine (palestras de apresentação dos grupos)

  • Anonymous for the Voiceless - Ana Krassusky
  • Ativismo Solitário - Santina
  • CAMALEÃO - Voluntários
  • COMPATA - Cacá Nedel
  • Nação Vegana
  • Teatro VEDDAS - Chris Cordovil
  • VEDDAS - George Guimarães
  • Veganismo Solidário - Bruna Dias

Bruna Dias

Presidente da Ong Veganismo Solidário
Bruna Dias é Presidente da Ong Veganismo Solidário, artista e professora de Yoga. Atua com sua Ong na divulgação do veganismo e direitos animais com projetos qua ajudam pessoas e animais em situação de vulnerabilidade nas ruas, palestras e aulas de culinária em comunidades, escolas e universidades e com campanhas para ajudar santuários.

Cacá Nedel

Servidor Público, fundador do COMPATA
Cacá Nedel é pós graduado em Direito, Historiador e Servidor Público municipal. Ativista pelos Direitos dos Animais, em 2009 fundou o COMPATA (Associação Passofundense de Proteção aos Animais), grupo abolicionista no município de Passo Fundo, estado do Rio Grande do Sul. É membro da Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (CEUA-IFRS) de 2013 até o momento. Possui forte experiência em produção legislativa pró animais.

Chris Cordovil

Atriz e coordenadora de teatro animalista
Chris Cordovil é atriz, mímica, preparadora corporal. Em São Paulo frequenta os Grupo de Estudos sobre a Teoria Abolicionista de Gary Francione (GEFRAN) e o Grupo de Estudos de Direitos Animais (GEDA). Desde 2014 coordena o Teatro VEDDAS, atividade com encontros semanais (ensaio e intervenção na rua) que tem como objetivo utilizar a arte educativa como instrumento para levar ao público a conscientização sobre os direitos animais.

Douglas Ribeiro

Comunicólogo - Fundador da ONG CAMALEÃO & do Portal Veganismo

Douglas Ribeiro é comunicólogo (com habilitação em Publicidade e Propaganda) e fundador do Portal Veganismo que propaga conteúdos sobre o Vegetarianismo, Veganismo, Direitos Animais e Ecologia.
Fundou também o grupo CAMALEÃO, onde preside e exerce grande parte do seu ativismo abolicionista, coordenando projetos, eventos e atividades de rua.

Foi responsável pela criação do Bazar Vegan (projeto pioneiro no Vale do Paraíba), realizado em diversas cidades fortalecendo o empreendedorismo vegano na região e também a divulgação correta dos conceitos animalistas tido até então como secundários ou não-importantes em eventos desse tipo realizados por aí.

Autodidata em História, Filosofia e conhecimentos gerais, já atuou em rádio, mídia exterior, jornal e na assessoria de imprensa do Sindicato Metalúrgico dos Trabalhadores.

Atualmente, como profissional, empreende através da Loja Vegetariana e trabalha com consultoria de Comunicação para empresas protovegetarianas e veganas, tendo como objetivo tornar o Veganismo cada vez mais acessível e popular à sociedade.

É membro da Sociedade Vegana, atuante na área de Comunicação.

Portal Veganismo | ONG CAMALEÃO | Seja Vegan

Eduardo Corassa

Nutricionista e idealizador do Saúde Frugal

Eduardo Corassa é nutricionista focado em dietas cruas dentro do Higienismo.

Idealizador do Saúde Frugal, é escritor de 6 livros, Youtuber, culinarista vegetariano e palestrante internacional.

Há 11 anos vive em uma dieta crua de frutas e vegetais e ensina a obter saúde por meio do atendimento nutricional, livros, Youtube, ebooks, palestras e aulas culinárias.

Ellen Santos

Advogada
Ellen Santos é Advogada, Graduada em Direito pela Universidade de Taubaté, Pos-Graduada em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho pela USCS, Assessora Jurídica da ONG CAMALEÃO e Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB/ SP (Subseção de Caçapava).

Fernanda Tripode

Advogada
Fernanda Tripode é advogada com escritório em São Paulo "Tripode Advogados" atuando nas áreas do direito civil, família e sucessões e Direito Ambiental. É bacharel em Direito pela Universidade Braz Cubas (Mogi das Cruzes, SP). É assessora jurídica da ONG VEDDAS e realiza advocacia animalista “Pro Bono” para direitos animais.

George Guimarães

Presidente do VEDDAS - Nutricionista

George Guimarães é nutricionista e ativista pelos direitos animais. Desde 2006 dirige a ONG VEDDAS, grupo presidido por ele e com ações que ganham de destaque movimento animalista no Brasil e no exterior. Também é membro-fundador da Sociedade Vegana (2010).

Como nutricionista dedica-se à pesquisa, aconselhamento e consultoria em nutrição vegetariana em seu consultório em São Paulo onde dirige a NUTRIVEG Consultoria em Nutrição Vegetariana, empresa pioneira na área no país. Ministra cursos e palestras sobre os temas nutrição vegetariana e veganismo no Brasil e no exterior em universidades e para o público em geral, com trabalhos publicados em revistas científicas de alcance internacional.

Dirigiu durante 10 anos o VEGETHUS Restaurante Vegano (primeiro restaurante totalmente vegetariano da cidade de São Paulo) que chegou a contar com três unidades onde promovia cursos e eventos com o objetivo de difundir o veganismo. Protovegetariano desde 1978 e vegano desde 1994, seja no consultório, na colaboração com estudos científicos ou atuando dentro do movimento animalista, todas as suas atividades são voltadas à difusão do veganismo e dos direitos animais.



NUTRIVEG | Sociedade Vegana | VEDDAS

Juliana Camargo

Reporter e apresentadora - Ampara Animal
Juliana Camargo é repórter e apresentadora com 15 anos de experiência em grandes emissoras.
Apaixonada peloes assuntos Meio Ambiente e Sustentabilidade, preside a maior ONG de proteção animal do país - a AMPARA Animal, que atua com animais domésticos e silvestres.

Leon Denis

Sociedade Vegana

Leon Denis é atleta e ativista vegano pelos direitos animais. Autor da obra Educação Vegana: tópicos de direitos animais no ensino médio (2012), organizador das obras Educação & direitos animais (2014) e Educação vegana: perspectivas no ensino de direitos animais (no prelo), e co-autor das obras: Visão Abolicionista: ética e direitos animais (2010) e, Somos Todos Animais (2014).

Pioneiro no ensino de Direitos Animais e Veganismo em escolas públicas no Brasil. 
Membro fundador da Sociedade Vegana no Brasil, da Liga Animalista, e da EBRAV – Educadores Brasileiros Abolicionistas Veganos.

Luciano de Lazari

Vice Presidente COMPATA
Luciano de Lazari é ativista pelos direitos animais e vice-presidente do COMPATA (Associação Passofundense de Proteção aos Animais), grupo abolicionista no município de Passo Fundo / RS. Atua profissionalmente com Tecnologia da Informação, onde também milita pelo movimento do Software Livre. Desde o início de 2017 administra a Amanita - Cozinha consciente, uma das únicas empresas que fornece alimentação livre de produtos de origem animal (vegetariana) no interior do RS.

Sarah Rodrigues

Liga Animalista
Sarah Rodrigues é ativista pelos direitos animais, coautora das obras “Educação & Direitos Animais” (2014) e “Educação Vegana: perspectivas no ensino de direitos animais” (2017). Há cinco anos se dedica ao estudo e aplicação da teoria dos direitos animais nas aulas de Matemática. Membro da Liga Animalista e da EBRAV – Educadores Brasileiros Abolicionistas Veganos.