Palestrantes do ENDA 2018

Confirmados

  • Douglas Geovanini - CAMALEÃO
  • Eduardo Corassa - Redes sociais e crudivorismo
  • Fernanda Orsomarso - Juíza estadual
  • George Guimarães - VEDDAS
  • Juliana Camargo - Campanhas - Ampara Animal
  • ​Leon Denis - Sociedade Vegana
  • Representantes Nação Vegana
  • Sandro Rollo - juiz estadual
  • Sarah Rodrigues - Liga Animalista
  • Sérgio Greif - biólogo - Sociedade Vegana
  • Taisa Leonardo - Vegan Washing - VEDDAS

Sessão vitrine (palestras de apresentação dos grupos)

  • Anonymous for the Voiceless - Ana Krassusky
  • Ativismo Solitário - Santina
  • CAMALEÃO - Douglas Geovanini
  • COMPATA - Cacá Nedel
  • Nação Vegana
  • Teatro VEDDAS - Chris Cordovil
  • VEDDAS - George Guimarães
  • Veganismo Solidário - Bruna Dias

Aguardando confirmação

  • Francisco Athayde – Educação Humanitária
  • Maurício Kanno - veganismo e arte
  • Thalita - Afrovegan

Chris Cordovil

Atriz e coordenadora de teatro animalista
Chris Cordovil é atriz, mímica, preparadora corporal. Em São Paulo frequenta os Grupo de Estudos sobre a Teoria Abolicionista de Gary Francione (GEFRAN) e o Grupo de Estudos de Direitos Animais (GEDA). Desde 2014 coordena o Teatro VEDDAS, atividade com encontros semanais (ensaio e intervenção na rua) que tem como objetivo utilizar a arte educativa como instrumento para levar ao público a conscientização sobre os direitos animais.

Douglas Ribeiro

Comunicador - Fundador do Portal Veganismo - ONG CAMALEÃO
Douglas é comunicador, com habilitação em Publicidade e Propaganda e fundador do Portal Camaleão que propaga conteúdos sobre o Vegetarianismo, Veganismo, Direitos Animais e Ecologia.
Fundou também o grupo CAMALEÃO, onde exerce seu ativismo animalista vegano, coordenando atividades de rua e eventos.
É responsável pelo GEDA VALE (Grupo de Estudos de Direitos Animais no Vale do Paraíba), pelo CINEMÃO e criador da campanha Seja Vegan.
Autodidata em História, Filosofia e conhecimentos gerais, já atuou em rádio, jornal, mídia exterior e na assessoria e imprensa do Sindicato Metalúrgico dos Trabalhadores.
​Atualmente, como profissional, presta consultoria de Comunicação e Marketing para empresas vegetarianas e veganas, buscando fortalecer a cultura vegana e tornar o Veganismo cada vez mais acessível à sociedade.
É membro da Sociedade Vegana, atuante na área de Comunicação.

Portal Veganismo | ONG CAMALEÃO | Seja Vegan

Eduardo Corassa

Nutricionista e idealizador do Saúde Frugal

Eduardo Corassa é nutricionista focado em dietas cruas dentro do Higienismo.

Idealizador do Saúde Frugal, é escritor de 6 livros, Youtuber, culinarista vegetariano e palestrante internacional.

Há 11 anos vive em uma dieta crua de frutas e vegetais e ensina a obter saúde por meio do atendimento nutricional, livros, Youtube, ebooks, palestras e aulas culinárias.

Fernanda Orsomarzo

Juíza estadual
Fernanda Orsomarzo é Juíza de Direito do Estado do Paraná. ​Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduada em Direito Processual Penal pela Instituição Toledo de Ensino. ​Indicada ao "Prêmio TGI - Banco Itaú - Professor Ormezindo Ribeiro se Paiva", pelo Trabalho de Conclusão de Curso "Os Animais Não Humanos como Sujeitos de Direito: Fundamentos Éticos, Filosóficos e Jurídicos". Ex-Escrivã da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Ex-advogada. Vegana há 7 anos.

George Guimarães

Presidente do VEDDAS - Nutricionista

George Guimarães é nutricionista e ativista pelos direitos animais. Desde 2006 dirige a ONG VEDDAS, grupo presidido por ele e com ações que ganham de destaque movimento animalista no Brasil e no exterior. Também é membro-fundador da Sociedade Vegana (2010).

Como nutricionista dedica-se à pesquisa, aconselhamento e consultoria em nutrição vegetariana em seu consultório em São Paulo onde dirige a NUTRIVEG Consultoria em Nutrição Vegetariana, empresa pioneira na área no país. Ministra cursos e palestras sobre os temas nutrição vegetariana e veganismo no Brasil e no exterior em universidades e para o público em geral, com trabalhos publicados em revistas científicas de alcance internacional.

Dirigiu durante 10 anos o VEGETHUS Restaurante Vegano (primeiro restaurante totalmente vegetariano da cidade de São Paulo) que chegou a contar com três unidades onde promovia cursos e eventos com o objetivo de difundir o veganismo. Protovegetariano desde 1978 e vegano desde 1994, seja no consultório, na colaboração com estudos científicos ou atuando dentro do movimento animalista, todas as suas atividades são voltadas à difusão do veganismo e dos direitos animais.



NUTRIVEG | Sociedade Vegana | VEDDAS

Juliana Camargo

Reporter e apresentadora - Ampara Animal
Juliana Camargo é repórter e apresentadora com 15 anos de experiência em grandes emissoras.
Apaixonada peloes assuntos Meio Ambiente e Sustentabilidade, preside a maior ONG de proteção animal do país - a AMPARA Animal, que atua com animais domésticos e silvestres.

Leon Denis

Sociedade Vegana

Leon Denis é atleta e ativista vegano pelos direitos animais. Autor da obra Educação Vegana: tópicos de direitos animais no ensino médio (2012), organizador da obra Educação & Direitos Animais (2014), e co-autor das obras Visão Abolicionista: ética e direitos animais (2010) e Somos Todos Animais (2014).

Pioneiro no ensino de Direitos Animais e Veganismo em escolas públicas no Brasil. Membro fundador da Sociedade Vegana no Brasil, da Liga Animalista, e da EBRAV – Educadores Brasileiros Abolicionistas Veganos.

Sarah Rodrigues

Liga Animalista
Sarah Rodrigues é ativista pelos direitos animais, coautora das obras “Educação & Direitos Animais” (2014) e “Educação Vegana: perspectivas no ensino de direitos animais” (2017). Há cinco anos se dedica ao estudo e aplicação da teoria dos direitos animais nas aulas de Matemática. Membro da Liga Animalista e da EBRAV – Educadores Brasileiros Abolicionistas Veganos.

Sandro Cavalcanti Rollo

Juiz estadual
Sandro Cavalcanti Rollo é Juiz de Direito do Estado de São Paulo. Ex-promotor de Justiça do Estado do Paraná. Ex-promotor de Justiça do Estado do Tocantins. Mestrando pela PUC-SP. Co-autor dos livros: o Projeto do Novo Código de Processo Penal, Editora Juspodivum, e Carreiras Específicas – Magistratura Estadual – Questões Comentadas - Estratégias de Estudo, Editora Saraiva.
​Vegetariano desde 2004 e vegano desde 2014.

Taísa Leonardo

Médica psiquiatra e psicanalista
Taísa Leonardo é médica psiquiatra e psicanalista, trabalha com reinserção social de pessoas com transtorno mental grave dentro da perspectiva da reforma psiquiátrica. Desde 2014 participa das ações do Teatro VEDDAS e outras atividades da ONG.